Atletas de Cristo

Título: Atletas de Cristo.

Texto: 1 Cor. 9: 24 a 27

Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.

25 Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.

26 Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.

27 Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.

 

Propósito:

Fortalecimento espiritual/Exortação.

 

Introdução:

Estamos vivendo o clima olímpico no Brasil. Somos a sede do maior evento esportivo mundial. É quase que impossível passarmos incólumes a tudo que essa competição representa para nosso país. E como crentes, somos chamados a significar a vida e tudo o que nela existe a partir do evangelho de Jesus.

O apóstolo Paulo, em sua primeira carta aos Coríntios, utiliza os jogos Ístimicos, que eram semelhantes às olimpíadas e ocorriam em Corinto em sua época, para ensinar atitudes esperadas de um cristão, levando em conta a performance de um atleta.

Nesse breve texto apresentaremos algumas lições que o texto nos revela.

 

Desenvolvimento:

Podemos aprender os seguintes ensinamentos a partir da referência de Paulo às competições esportivas.

  1. Que a palavra de Deus sempre apresenta a vida cristã como algo dinâmico e desafiador.
    1. A vida cristã é apresentada como uma batalha e como uma competição esportiva.
    2. Assim como a vida de Cristo e de seus discípulos foi marcada por ações em favor do reino, assim também deve ser a nossa.
    3. A vida do discípulo é marcada por ações condizentes com a sua fé.
  1. Que nosso adversário na corrida cristã NÃO é nosso irmão, mas a nossa natureza pecaminosa.
    1. Nosso eu interior é nosso grande adversário, e tem como preparador físico o inimigo de nossas almas e como manual o sistema de valores chamado mundo.
    2. No entanto, temos como nosso senhor e mestre, nada menos que o próprio autor da vida. Nosso Senhor Jesus Cristo.
    3. Temos a palavra de Deus como nosso manual para vencer.
  1. Que assim como um atleta compete segundo as regras da competição, somos chamados a viver a vida de um discípulo de Jesus conforme o manual que nos foi deixado: A palavra de Deus escrita e a palavra de Deus encarnada em Jesus.
    1. Muitos serão desclassificados no último dia, pois não andaram conforme a palavra de Deus e o Deus da palavra. Não competiram conforme o manual.
    2. Não podemos servir a Deus de qualquer forma. Tem que ser conforme a sua palavra e o exemplo de Jesus Cristo.
  1. Que nossa recompensa é infinitamente maior que qualquer glória humana.
    1. Os homens sem Deus competem por glórias terrenas.
    2. O crente tem sua maior realização na glória de Deus.
  1. Que servir a Deus não pode ser algo desfocado e sem objetivos reais.
    1. Temos que evitar as generalizações na nossa caminhada cristã.
    2. Temos que ter a Jesus como nosso único alvo, mas temos que entender que alcançar esse alvo depende de ações práticas e objetivas, como, por exemplo, servi-lo na igreja através dos ministérios e/ou ajudar aos necessitados.
    3. Ter a Jesus como alvo é fazer como Ele e viver como para e como Ele.
  1. Que viver para Deus significa, invariavelmente, deixar de lado tudo aquilo que pode nos atrapalhar de chegar no lugar onde Deus deseja que estejamos.
    1. O atleta, com o objetivo de vencer suas competições, em tudo se domina. Ele se priva de determinados prazeres objetivando a vitória.
    2. Somos chamados a deixar de lado tudo que possa nos fazer perder tempo e nos afastar de nosso alvo.

 

Conclusão

Somos chamados a sermos “atletas” cristãos de altíssima performance. Discípulos vivendo conforme a palavra de Deus a experiência desafiadora de impactar o mundo com o evangelho de Jesus Cristo.

 

Perguntas Diretas:

  1. Conte qual tem sido o seu maior desafio na carreira cristã.
  2. O que fazer para manter o foco em meio a tantas tentações para parar no meio da corrida?

O que significa vencer na carreira cristã?

Escrito por

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário