100% Jesus

Tema: Edificação/Desafio

Título: 100% Jesus

Texto: João 1:12

 

Propósito:

Reflexão e edificação a partir da vida de Jesus Cristo.

Introdução:

No dia 20 de agosto de 2016 o Brasil conseguiu um feito inédito: A primeira medalha olímpica no futebol masculino. Feito esse que trouxe muita satisfação aos torcedores, pois a seleção devia um título ao povo. Por muito tempo guardamos o grito de “CAMPEÃO” para o nosso futebol. Tudo bem, é campeão olímpico. Mas, somos os melhores do mundo olímpico e ganhamos em casa. Vale sim o sentimento de orgulho.

Dentre as muitas manifestações de alegria de nossos jogadores me chamou a atenção uma pequena faixa que nosso mais importante jogador trazia na testa. Ela dizia: “100% Jesus”.

Como um servo de Deus e pregador do evangelho, não pude deixar de refletir no significado daquele ato. Longe de mim quer jugar o ato ou as motivações que levaram o jogador a fazer o que fez. Mas creio que vale a reflexão do seria alguém que é 100% Jesus. O que significa viver uma vida 100% alinhada com o que Jesus pensa.

Quero propor algumas das características de Cristo observadas a partir de seu comportamento em várias ocasiões que nos dão um modelo do que seria viver essa vida 100% Jesus, pois somos discípulos dEle, e como tal devemos seguir nosso mestre.

 

Desenvolvimento

A partir de diversas passagens bíblicas podemos ver as ações de Jesus a fim de imitá-las em nossas vidas.

 

  1.  JESUS ERA ACOLHEDOR E INCLUSIVO

Jesus é aquele que nos acolhe, abraça, traz para perto, familiariza. Veja:

 

“Então chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficando do lado de fora, mandaram alguém chamá-lo. Havia muita gente assentada ao seu redor; e lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e te procuram”. “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? “, perguntou ele. Então olhou para os que estavam assentados ao seu redor e disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Marcos 3:31-35).

 

Jesus olhou para aquelas pessoas e os chamou de “meus irmãos e minha mãe”. Como é maravilhoso saber que todos que fazem a vontade de Deus são considerados seus familiares íntimos. Você já faz parte da família de Cristo?

Cristo não rejeitava a ninguém. Todos os que vinha até eram recebidos com um coração misericordioso.

 

  1. JESUS ERA COMPREENSIVO E PERDOADOR

Em uma passagem do livro de Marcos, há um momento em que Jesus fala sobre como seria sua morte e ressurreição: “Disse-lhes Jesus: “Vocês todos me abandonarão. Pois está escrito: ?Ferirei o pastor, e as ovelhas serão dispersas?. Mas, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês para a Galiléia”. Pedro declarou: “Ainda que todos te abandonem, eu não te abandonarei!” Respondeu Jesus: “Asseguro-lhe que ainda hoje, esta noite, antes que duas vezes cante o galo, três vezes você me negará”. Mas Pedro insistia ainda mais: “Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei”. E todos os outros disseram o mesmo” (Marcos 14:27-31)

Nós sabemos que, apesar de prometer que nunca negaria a Cristo, Pedro ficou com medo de morrer ao ser reconhecido como seu discípulo e por três vezes O negou. Depois disso, ele foi tomado por sentimentos de angústia, remorso e culpa. Naquele momento em que o galo cantou, ele olhou para Jesus e foi impactado.

Veja: “O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: “Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes”. Saindo dali, chorou amargamente” (Lucas 22:61,62).

 

Esse confronto para o bem foi marcante para Pedro e o fez  repensar sua atitude. Jesus nos confronta, nos faz enxergar quem realmente somos, e ao mesmo tempo nos mostra o quanto somos amados por Ele.

 

  1. JESUS PROCURAVA CORAÇÕES COM FÉ

No capítulo 5, temos o episódio da cura da mulher que sofria há anos com um fluxo de sangue. Veja:

Jesus foi com ele. Uma grande multidão o seguia e o comprimia. E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de uma hemorragia. Ela padecera muito sob o cuidado de vários médicos e gastara tudo o que tinha, mas, em vez de melhorar, piorava. Quando ouviu falar de Jesus, chegou-se por trás dele, no meio da multidão, e tocou em seu manto, porque pensava: “Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada”. Imediatamente cessou sua hemorragia e ela sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento. No mesmo instante, Jesus percebeu que dele havia saído poder, virou-se para a multidão e perguntou: “Quem tocou em meu manto?” Responderam os seus discípulos: “Vês a multidão aglomerada ao teu redor e ainda perguntas: ?Quem tocou em mim??” Mas Jesus continuou olhando ao seu redor para ver quem tinha feito aquilo. Então a mulher, sabendo o que lhe tinha acontecido, aproximou-se, prostrou-se aos seus pés e, tremendo de medo, contou-lhe toda a verdade. Então ele lhe disse: “Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento” (Marcos 5:24-34).

 

Perceba nesta passagem que uma multidão estava ao redor de Jesus e tocavam Nele. Certamente elas tinham necessidades, doenças e precisavam de um milagre, mas não receberam o que precisavam, pois lhes faltou fé. Quando Jesus perguntou “Quem me tocou?”, ele ficou olhando ao redor para ver quem havia feito isso. Na verdade, Ele já sabia quem tinha tocado suas vestes, mas era preciso que aquela mulher soubesse disso. Jesus continua o mesmo até os dias de hoje. Ele se compadece do sofrimento de todas as pessoas, mas Ele precisam que elas creiam Nele, para que o Seu poder seja liberado.

 

  1. JESUS ERA CHEIO DE COMPAIXÃO POR TODO TIPO DE GENTE

Veja agora o relato no capítulo 3 de Marcos:

Noutra ocasião ele entrou na sinagoga, e estava ali um homem com uma das mãos atrofiada. Alguns deles estavam procurando um motivo para acusar Jesus; por isso o observavam atentamente, para ver se ele iria curá-lo no sábado. Jesus disse ao homem da mão atrofiada: “Levante-se e venha para o meio”. Depois Jesus lhes perguntou: “O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou matar? ” Mas eles permaneceram em silêncio. Irado, olhou para os que estavam à sua volta e, profundamente entristecido por causa dos seus corações endurecidos, disse ao homem: “Estenda a mão”. Ele a estendeu, e ela foi restaurada. Então os fariseus saíram e começaram a conspirar com os herodianos contra Jesus, sobre como poderiam matá-lo” (Marcos 3:1-6).

Um homem com a mão ressequida (seca, sem circulação de sangue) participava dessa reunião. A Bíblia mostra que aquele homem tentou se esconder e esconder a sua deformidade, mas o mais maravilhoso de tudo é que Jesus pode ver até o que escondemos. Ele chamou aquele homem para o meio de todos. Porém, aquele dia era sábado e os religiosos diziam que não era permitido fazer muitas coisas, inclusive curar.

Mas Jesus desceu do Céu para mudar isso! Ele olhou ao redor, triste com coração duro daqueles religiosos que estavam ali apenas por causa de uma doutrina criada por homens e não por Deus. Eles não entendiam o que era misericórdia, e isso irritou o Senhor. Nessa passagem, entendemos que Jesus possui compaixão, mas também indignação. Ele se compadece do que sofre e fica indignado com os que promovem a maldade, memos que em nome da religião.

 

  1. JESUS ERA FIRME EM DEFENDER A VERDADEIRA PALAVRA DE DEUS.

Em João 8:44, Jesus diz: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”.

Jesus estava pregando ao povo e junto a eles estavam os escribas e qfariseus. Os fariseus questionaram a pessoa e a autoridade de Jesus, alegando que Cristo não tinha nada a ensinar pois, diferente deles, não tinha uma descendência honrosa.

Mas Cristo confronta os fariseus com a verdade, mostrando que seus caminhos eram maus e que eles deveriam se voltar para Deus. Cristo não teme falar a verdade, pois estava falando de Deus e em seu nome. Seu objetivo era acima de tudo, abrir os olhos daqueles homens.

 

 

  1. JESUS EM TUDO ERA OBEDIENTE A DEUS

Lemos em Mateus 26:42:

 

“E retirou-se outra vez para orar: “Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade”.

 

Vivemos um evangelho hoje onde o homem é o centro. O evangelho é pregado de forma distorcida onde as bênçãos de Deus viram mercadorias a serem conquistadas pelos homens. Evangelho sem manjedoura, sem via dolorosa, sem calvário, sem cruz, mas também sem ressurreição.

 

Cristo mostra que acima de tudo, Jesus vivia para glória de Deus!

Todo crente deve almejar essa vida: Uma vida para glória de Deus!

 

 

  1. JESUS ESTÁ DISPONÍVEL HOJE MESMO

O que nos diz Lucas 23: 39 A 43?

Um dos criminosos que ali estavam dependurados lançava lhe insultos: “Você não é o Cristo? Salve-se a si mesmo e a nós! ” Mas o outro criminoso o repreendeu, dizendo: “Você não teme a Deus, nem estando sob a mesma sentença?
Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que os nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal”.
Então ele disse: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”.
Jesus lhe respondeu: “Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso”.

 

Assim como Jesus abençoou aquele homem no momento em que ele necessitava, Cristo também pode transformar nossa vida hoje se tivermos fé. Se tivermos certeza plena de quem Ele é, e vivermos por essa fé.

 

Conclusão:

Como disse no início, não podemos especular sobre o que motivou ou que significa para o jogador a faixa com a expressão “100% Jesus”, mas, podemos afirmar quais os comportamentos de alguém que vive essa vida.

Uma pessoa 100% Jesus…

  • É inclusiva e receptiva;
  • É misericordiosa e perdoadora;
  • Procura fé no coração das pessoas;
  • Tem compaixão para com o outro;
  • Vive em obediência a Deus;
  • Defende a sua palavra e
  • Está disponível para abençoar os outros.

 

Será que temos vivido essa vida? Será que o outro pode nos olhar e dizer: “Ele é 100% Jesus”?

 

Perguntas Diretas:

Como ser 100% Jesus?

Como fazer o outro perceber que somos 100% Jesus? Usando uma faixa?

Como Cristo pode ser 100% para você hoje?

Escrito por

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário